António Dias Lourenço

http://muuuitocalminho.blogspot.com/2008_04_01_archive.html

Quando em 2004, na escola onde me encontrava a leccionar, na EBI/JI de Pardilhó, o Professor de História António Coelho, me convidou para participar numa visita ao Forte de Peniche com alunos das turmas do 3º ciclo, estaria longe de imaginar que nessa mesma visita, seriamos guiados pelo Forte de Peniche, por um senhor de idade, que ia contando aos alunos como eram os dias no forte, no tempo em que ele mesmo lá se havia encontrado como preso político do regime salazarista. A sua atenção, simplicidade e linguagem para com os alunos impressionava.

Para mim não era a primeira vez que ali estava,  fui tirando umas fotografias do forte, ao mesmo tempo que me deliciava com as descrições e histórias do nosso "guia" tão ilustre.

Mais tarde, já na escola nesse mesmo ano, utilizamos essas fotos para realizar uma exposição, integrada nas comemorações dos 30 anos do 25 de Abril.

Uns anos mais tarde, em 2008, quando estavamos no Expresso café, utilizamos as minhas fotos do forte, para mais uma vez lembrar Abril, a titulo pessoal, relembrar aquele senhor de idade e também contar aos mais chegados algumas das suas histórias.

Hoje, não esqueço aquela visita, não esqueço alguns daqueles alunos e também não esqueço aquele senhor de idade, que ontem faleceu com 95 anos de idade, de seu nome António Dias Lourenço.

Sem comentários: